O pecado mora ao lado

Este é um blog religioso. Irreverente, mas religioso. Religioso, mas irreverente. Neste espaço, quero discutir a delicada questão do pecado. Não desejo lançar culpas sobre ninguém, apenas refletir sobre o assunto. Estão publicados aqui também alguns textos que produzi para O Redentor. (Carlos Eduardo Melo)

segunda-feira, julho 10, 2006

Numa esquina qualquer

Por mais religioso que você seja, por mais que vá à missa, se confesse, participe de grupos de oração e mantenha o pensamento permanentemente voltado para Deus, não há como negar. O pecado o espreita a todo instante. O germe maldito está escondido num ponto remoto do seu cérebro, num cantinho secreto do seu coração. E pode alcançá-lo numa esquina qualquer, na praia, no escritório ou acenar insinuantemente de uma janela bem perto de você.
Uma vez que não existem categorias diferentes de católicos, ou se é ou não se é, não existe meio termo, não se pode menosprezar nunca a ação do inimigo no nosso dia-a-dia, ou achar que, dependendo do número de Pai-Nossos que se reza, está-se menos ou mais propenso a quedas. O caminho é árduo, pantanoso e cheio de curvas.
Sempre existe a gula, numa alamêda de shopping ou no trabalho, o quero mais, a compulsão. Sempre há a tendência a se eximir de culpas, a ambição incontrolada. Sempre há um remoer interior que se traduz naquela pontinha de mágoa secreta. Sempre existe o autoritarismo, o perfeccionismo, a intransigência cega. Há sempre diante de nós uma sainha curta, uma calça apertada, pernas torneadas, decotes ousados, bíceps avantajados, vozes e olhares sedutores a desviar mesmo os pensamentos mais contritos. Existe sempre, ainda, a vaidade excessiva, a cabotinagem. E, também, a indolência, a negligência, a modorra. Quer dizer, todo cuidado é pouco, a vigilância deve ser permanente, com a vulnerabilidade dos nossos pneus carecas o risco de derrapagem é constante.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É isso mesmo. Faltou dizer que só tomar banho de água benta não adianta. Tem é que ficar vigilante e manter o pensamento ligado a Deus o tempo todo.

9:56 AM  

Postar um comentário

<< Home