O pecado mora ao lado

Este é um blog religioso. Irreverente, mas religioso. Religioso, mas irreverente. Neste espaço, quero discutir a delicada questão do pecado. Não desejo lançar culpas sobre ninguém, apenas refletir sobre o assunto. Estão publicados aqui também alguns textos que produzi para O Redentor. (Carlos Eduardo Melo)

sexta-feira, setembro 01, 2006

Questões


Enigmas de vida e morte

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Estas são as três perguntas básicas, cujas respostas põem em campos diferentes filósofos, cientistas e religiosos.
A questão é física ou metafísica?
Se o corpo é uma “cópia” da alma, como defendem alguns, com a morte do nosso corpo, para onde vai a nossa alma?
E onde estava ela antes de nascermos (ou adquirirmos esse corpo)?
É possível conversar com os mortos, como as novelas ultimamente vêm tentando fazer com que os espectadores acreditem?
Realismo fantástico à parte, pode um morto interagir com o mundo real?
Por outro lado, obter um milagre por meio da intercessão de um santo é uma forma de comunicação com um morto?
E tem mais.
As agências de notícias informam que, atualmente, alguns estudiosos lutam para que a tese do "Design Inteligente" seja ensinada nas escolas como uma alternativa científica à evolução. O movimento do “Design Inteligente” não afirma que este designer é Deus; mesmo assim, os opositores da teoria vêem nesses esforços uma tentativa inaceitável de colocar Deus nas aulas de ciências, quando esses momentos deveriam tratar apenas do conhecimento empírico.
O assunto é polêmico. Mas afinal, qual a teoria está certa, a de Darwin ou a da bíblia? Adão e Eva ou macacos?
E aí?
Bem, parece que enquanto ninguém que tiver ido para o outro lado tenha voltado e sido entrevistado pelo Fantástico, vai-se ficar sem respostas para essas perguntas.
Nada resta fazer senão seguir em frente, encarando o futuro – esse momento que, durante o presente, será para nós sempre indeterminado.