O pecado mora ao lado

Este é um blog religioso. Irreverente, mas religioso. Religioso, mas irreverente. Neste espaço, quero discutir a delicada questão do pecado. Não desejo lançar culpas sobre ninguém, apenas refletir sobre o assunto. Estão publicados aqui também alguns textos que produzi para O Redentor. (Carlos Eduardo Melo)

terça-feira, setembro 26, 2006

Evangelho segundo São Marcos

Os últimos serão os primeiros
Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos caminhavam através da Galiléia, mas Ele não queria que ninguém o soubesse; porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes: “O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens e eles vão matá-lo; mas Ele, três dias depois de morto, ressuscitará”. Os discípulos não compreendiam aquelas palavras e tinham medo de interrogá-lo. Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis no caminho?” Eles ficaram calados, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: “Quem quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos”. E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que acolhe. E quem me acolher, está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”. (Mc 9,30-37)

Estou estreando hoje um novo formato de publicação aqui no nosso blog, dividindo pela primeira vez a abordagem de um assunto com um convidado. Pretendo com isso, ao fornecer outra opinião além da minha e, assim, enriquecer o teor dos artigos. E a convidada desta estréia é a querida Angela Jascone.
Queridos amigos,
Não posso deixar de comentar a liturgia deste domingo (dia 24/09). Fiquei convicta que os "pecados" se repetem, ou melhor, passam de geração para geração. Portanto somos convidados a rever nossas atitudes e tentar mudar, pois Jesus não condenou o desejo autêntico de querer ser melhor. ELE disse: "Quem quiser ser o melhor, seja o servo de todos". Com essa frase Jesus dá um NÂO ao egoísmo, à vaidade desmedida de quem não aproveita suas potencialidades para praticar o bem e beneficiar outros irmãos. A grandeza do ser humano está ligada ao bem que realiza, ao AMOR que ele pode e deve cultivar, sem diferençar, nem excluir ninguém e, principalmente, sem julgar.
Que Deus nos livre da mesquinharia, de querer ser melhor ou maior do que o irmão de caminhada. Isso não faz parte dos planos de Deus para seus filhos amados. (Angela Jascone)

*
Sobre o evangelho de domingo e a reflexão feita pela Angela, um breve comentário acerca da dificuldade de se evangelizar, sobretudo crianças, nos dias de hoje. Lembro duas lições ensinadas pelas catequistas que causaram um efeito perturbador nos alicerces da minha fé.
Primeiro, para não fugir do tema do evangelho de São Marcos, recordo uma vez em que tentei por em prática o que havia sido me ensinado na última aula de catecismo e acabei me dando mal. Era uma festa de aniversário de uma vizinha e ela havia ganhado de presente um boneco, um robô cheio de efeitos. Como a criançada toda queria brincar um pouco com o presente, foi estabelecida uma ordem, cada um brincaria com o robô por dois minutos. A disputa pela primazia de ser o primeiro, ou pelo menos um dos primeiros, já que éramos uns dez, foi acirrada. Com os ensinamentos da aula de quinta-feira ainda fresquinhos na cabeça, resolvi me posicionar no fim da fila. Afinal, se desejava ser o primeiro, devia ser o último. Resultado: quando faltavam cinco crianças para chegar a minha vez, houve uma briga na fila e os pais da menina intervieram e acabaram com a brincadeira, para a minha completa decepção.
Outro acontecimento que me recordo foi uma aula sobre pecado, o que seria e o que não seria pecado. Fui consumido pela dor da culpa quando a catequista disse que colar na escola era pecado. Eu, que me orgulhava de ter criado um método que as professoras ainda não conheciam, de pedir e passar cola escrevendo na borracha, fui naquele instante lançado ao fogo do inferno.
O que quero dizer com tudo isso é sobre a forma como os valores devem ser passados à criança, seja numa aula de catecismo, na escola ou mesmo em casa. Não se deve colar não porque é pecado; deve-se estudar para não precisar colar. Além disso, furar fila também não é correto, mas antes de escolher ocupar, por vontade própria, o último lugar, avalie bem suas chances de, em posição tão desfavorável, conseguir chegar a ser atendido.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito lúcida a análise da Angela. Uma boa aquisição. Assim se tem uma outra opinião também.

11:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Legal.

9:07 PM  

Postar um comentário

<< Home